5 maiores erros na minha transição para a moda internacional 🌍
Faça o que eu digo, não faça o que eu fiz…
Você também sonha em trabalhar com moda em outro país? Essa meta também vem com uma série de desafios que podem ser evitados com o planejamento certo. Se você seguir as estratégias que listei abaixo, tenho certeza que sua experiência vai ser mais assertiva do que a minha. Vamos à lista de erros e como evitá-los:
📌 ERRO #1. achar que sua formação e experiências profissionais do Brasil NÃO contam!
Uma das primeiras armadilhas que caí foi acreditar que minha formação e experiências no Brasil não teriam peso internacional. Trabalhar em fábricas, desenvolver produtos para diferentes climas e entender processos de manufatura são habilidades preciosas, e o mercado de moda global precisa de profissionais que já passaram por esses desafios. No Canadá, nunca me pediram um certificado ou diploma; ao invés disso, exigiram que eu demonstrasse meu conhecimento. Ao invés de dizer que você é apaixonado por moda, mostre que você entende do assunto.
Você assistiu ao vídeo Daniel Roseberry, o diretor criativo da Schiaparelli, que circulou nas redes sociais na semana passada? Nesse vídeo ele fala que, apesar de ser um designer americano, ele nunca questionou se Paris (e a Schiaparelli) era o lugar certo para ele.
Valorize-se e pense como a sua visão de mundo e experiências brasileiras podem ter um impacto positivo para o país que você deseja trabalhar!
📌 ERRO #2. estudar inglês de modo geral ao invés de FOCAR em vocabulário de moda
No início da minha trajetória internacional, eu sentia uma necessidade desesperada de aprender TUDO em inglês, o que me sobrecarregou e fez com que eu me perdesse no processo. Mas você já parou para pensar que nem os seus amigos ou familiares que falam português conhecem todas palavras da língha portuguesa? O segredo está em focar no que realmente importa.
Foque no que realmente vai impactar sua carreira internacional - aprender vocabulário técnico de moda em inglês. No Fashion Vocab Talks, onde ensinamos o vocabulário técnico que você realmente usará no dia a dia.
Usando o princípio de Pareto (80/20), priorizamos as palavras e expressões que têm maior impacto em entrevistas, apresentações e eventos. Afinal, aprender de forma focada acelera o processo e te faz sentir preparado mais rápido.
✨ Última turma do ano aberta! Essa é a chance de se juntar a um grupo intimista e aproveitar um espaço seguro para praticar inglês técnico de moda. Prepare-se para situações reais, como entrevistas de emprego, feiras internacionais e até eventos inesperados!
📌 ERRO #3. aplicar para muitas vagas sem ser intencional e sem CAPRICHO
Se você já se pegou aplicando para dezenas de vagas, sem realmente avaliar se eram ideais para você, saiba que isso é um erro comum e cansativo. Uma meta básica de uma aplicação bem-feita por semana, com um currículo e carta de apresentação ajustados, vai te poupar tempo e aumentar suas chances de sucesso.
Outro ponto essencial é verificar se a vaga realmente combina com seu perfil e personalizar seu portfólio. Dica de ouro: veja os portfólios de profissionais que trabalham na empresa dos seus sonhos no Behance, por exemplo, e adapte o seu para evidenciar que você entende o que a posição exige.
Além disso, entre em contato pelo LinkedIn com alguém da equipe de RH ou da área onde deseja atuar. Isso não apenas chama atenção para o seu perfil, como também demonstra interesse genuíno.
📌 ERRO #4. não fazer ENTREVISTA REVERSA e networking pelo Linkedin
Você sabia que networking é mais do que ir a eventos de moda? Ele começa quando você fala para todos que trabalha com moda e que está sempre em busca de oportunidades. E nem sempre o networking ideal está nos lugares óbvios!
Outra tática poderosa é a entrevista reversa — falar com alguém que já ocupa a posição que você deseja e descobrir quais são os desafios, habilidades e ferramentas que essa pessoa utiliza no dia a dia.
📌 ERRO #5. não praticar seu discurso de APRESENTAÇÃO pessoal
Por fim, uma habilidade essencial, mas muitas vezes esquecida, é saber se apresentar. Imagine que você está em um evento internacional e alguém pergunta “o que você faz?”. Ao invés de uma resposta superficial, que tal ter uma apresentação pessoal bem pensada e prática?
Praticar sua apresentação e saber falar de maneira segura sobre sua experiência e objetivos pode ser o fator decisivo em eventos, entrevistas e, até mesmo, encontros casuais. Afinal, nunca se sabe quando uma chance vai surgir!
📌 BÔNUS! ERRO #6. não se inscrever no FASHION VOCAB TALKS
Ainda dá tempo de tirar sua meta de aprender inglês técnico do papel e iniciar 2025 com confiança! No Fashion Vocab Talks, você terá acesso a um ambiente seguro e intimista, onde poderá praticar vocabulário técnico e se preparar para situações do mundo real, como entrevistas, feiras e reuniões com profissionais de moda internacionais.
Quer abrir portas no mercado de moda internacional?
Venha para o Fashion Vocab Talks e conquiste o mundo da moda!