Eu fiz a loucura de me mudar para outro país em 2017 sem conhecer ninguém que trabalhasse com moda. Meu network era composto por 4 pessoas: meu marido, nosso colega de apartamento, o professor da universidade onde meu marido ia estudar e a esposa do professor.
Pule para 2024, e posso dizer que tenho uma rede de contatos internacional com centenas de pessoas, considerando todas as que entrevistei para o podcast, os membros da comunidade do Moda na Mochila e meus colegas de trabalho canadenses.
Você pode estar pensando agora: "Ah, mas é claro, você tem um podcast e é criadora de conteúdo, é óbvio que vai ter muitos contatos. Agora eu, profissional da moda low-profile e anônima, nunca conseguirei ter uma rede de contatos tão grande, bla bla bla."
Mas eu nem sempre fui a Mari do Moda na Mochila, e já havia conquistado meu espaço na moda internacional muito antes de criar essa plataforma. Hoje, vou te dar 3 dicas para você construir uma rede de contatos de ouro fora do Brasil.
1) LinkedIn - Talvez você esteja cansada dessa dicas, but hear me out! Alguns meses depois de me mudar para Toronto, encontrei no LinkedIn uma brasileira que trabalhava em uma das marcas onde eu sonhava trabalhar. Comecei os primeiros contatos pelo LinkedIn, depois de alguns meses saímos para tomar um café, e mais alguns meses depois a convidei para participar do podcast. Quando nos demos conta, estávamos trabalhando na mesma empresa. Dica importante: construa um relacionamento primeiro. Não peça para alguém que nem te conhece te indicar para uma vaga; isso pode afastar as pessoas.
2) Grupo de conversação - Eu já estava cansada das aulas tradicionais de inglês, então comecei a participar dos grupos de conversação gratuitos na biblioteca da cidade. Nessa época, fiz muitos amigos e melhorei muito meu inglês. Eu queria que nessa época já existisse o Fashion Vocab Talks (grupo de conversação em inglês do Moda na Mochila). Além de aprender sobre moda e destravar o inglês, os alunos se tornam experts em networking. Já recebi diversos depoimentos de mochilers que conseguiram vagas de emprego e fecharam parcerias de trabalho depois de se conhecerem no grupo (as inscrições para a turma 6 estão abertas e as vagas são limitadas).
Se você quer fazer parte do nosso grupo de conversação, clique no botão abaixo.
3) Eventos de empreendedorismo - Ideal para os tímidos (rs). E é sério! Acho que é ideal para os tímidos porque te força a melhorar suas habilidades de apresentação. Empreendedores são especialistas em vender suas próprias empresas; durante esses eventos, eles vão chegar até você para falar sobre eles, e, naturalmente, vão pedir para você se apresentar. Participar de eventos de empreendedorismo gratuitos no Canadá foi muito importante para mim, porque além de conhecer pessoas novas e influentes na cidade, eu ainda praticava o meu inglês e, de quebra, “ganhava uma mentoria gratuita” quando comentava algum desafio da minha carreira.
Eu ainda tenho muitas outras dicas de como você pode construir seu networking do zero, mas aplicando essas 3, você com certeza já vai conhecer, no mínimo, 10 pessoas interessantes. Caso você queira ir de 0 a 200 conexões com profissionais de moda ao redor do mundo, mande uma DM no Instagram do MNM com seu nome, número de celular completo e país, que vamos te adicionar ao nosso grupo de networking do WhatsApp. :)
All the best,
Mari