Fashion-Techs que FLOPARAM
Ano 2000, você jogava dolls.com.br enquanto o mercado financeiro colapsava 👯
Há poucas semanas eu li um artigo do The Business of Fashion, com o título "Is Generative AI the New Fashion-Tech Bubble?", para fazer o conteúdo da aula sobre Moda & Tecnologia do Fashion Vocab Talks - o grupo de conversação em inglês do MNM.
Fiquei me perguntando se as alunas sabiam o que é uma "bubble" nesse contexto. Quando cheguei na aula, comprovei minha tese de que a maioria não sabia. A palavra "bubble" (🇧🇷 bolha) pode ter vários significados até mesmo no sentido figurado.
Podemos falar "de viver dentro de uma bolha" nas redes sociais, por exemplo, quando seguimos sempre pessoas com visões similares às nossas, os algoritmos nos entregam apenas um lado da história, e ficamos alienados às diferentes perspectivas.
Mas no artigo do The BOF, a palavra "bubble" tem relação com a economia, e eu só sei disso porque comecei a estudar sobre o mercado financeiro há alguns anos (pensa a minha alegria quando o Steal The Look lançou um podcast em parceria com a B3, e vi que mais mulheres do mundo fashion também tinham interesse no tema - obrigadaaaa Manuela Bordasch e Ana Buchaim!).
Quando falamos de uma "bolha" no mercado financeiro, estamos falando de um fenômeno onde algum tipo de mercado se torna muito popular, fica hypado, e recebe MUITO investimento de grandes empresas investidoras, e também de pessoas físicas. Essa bolha financeira enche, enche, enche, e estoura porque os preços sobem muito além do valor real. Quando as pessoas percebem que os ativos estão supervalorizados, elas param de comprar, e muitos começam a vender, fazendo os preços despencarem. Para nós, profissionais de moda, esse é um conceito muito familiar, não é mesmo?
Mas, quando a bolha explode, não significa que o mercado para de existir. Vou te dar um exemplo: E-COMMERCES de MODA já fizeram parte de uma bolha. Nos anos 2000, aconteceu uma das bolhas mais faladas até hoje, a "Dot Com Bubble", também conhecida como "2000 tech bubble".
Talvez nessa época você também era uma criança como eu, e só estava interessada em jogar dolls.com.br enquanto o mercado financeiro colapsava.
Bolhas do mercado financeiro são cheias de camadas de complexidade, mas vou tentar simplificar: muitas empresas de tecnologia foram criadas nessa época, algumas com propósito muito legal, e outras nem tanto, e muitas delas receberam muito investimento. E o que todas elas tinham em comum? Um website! Websites eram uma novidade para o momento, e ter um dava uma baita credibilidade para o seu negócio - se a empresa tinha um dot com no nome, ela recebia investimento. O resultado? Ficou difícil para os investidores conseguirem distinguir quais empresas tinham um real potencial de crescimento e quais não tinham, então muitas delas floparam, incluindo Fashion-Techs, empresas de tecnologia de moda.
Boo.com foi uma delas. A empresa sueca criou um e-commerce com a meta de criar uma "online luxury fashion shopping experience" (olhando para o website de 20+ anos atrás, não parece nada luxuoso hahaha). A empresa durou pouco mais de 1 ano, e faliu em 2000. Eles se beneficiaram com a popularidade das dot coms, mas foram fatalmente atingidos quando a bolha explodiu. Boo.com deixou de existir, mas o mercado de e-commerces evoluiu.
Durante a pandemia, o mercado de NFTs, wearable garments, metaverse, etc., estava hypado, e eu queria fazer parte disso. Eu comprei um curso de Moda Digital, aprendi Clo3D, curti muito, pensei em trabalhar com isso, mas decidi focar no Moda na Mochila. Ultimamente, tenho ouvido mais falar de "AI Fashion" do que "Digital Fashion" nas redes sociais, e decidi procurar dados para confirmar se esse meu sentimento estava certo. Usei o Google Trends para comparar esses dois termos. Descobri que o termo "moda digital" atingiu um pico de popularidade em 2022, e depois do lançamento do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial, as buscas por "AI fashion" ultrapassaram as buscas por "Digital Fashion", e cresceram exponencialmente em 2023.
Assim como as empresas de e-commerce evoluíram, acho que o mesmo aconteceu com o mercado de moda digital - teve um boom em 2022 e muita gente quis surfar na onda, caiu em popularidade, mas não morreu, e hoje é usada por empresas que realmente encontraram um valor para ela.
Convidei a Fadinha 3D, especialista em moda digital, para me contar como o mercado de moda digital amadureceu, e quais são as oportunidades para quem deseja trabalhar na área, especialmente agora que o mercado está estabilizado.
Ouça o episódio de podcast completo na sua plataforma de podcasts favorita, ou no YouTube.
amei o tema da news! e to louca pra ver a entrevista da Monica!