Foi assim que eu me tornei mais confiante para falar inglês | News MNM #3 🎒
Quem ouve o Moda na Mochila sabe da minha história de superação com a língua inglesa. Quando eu me mudei para o Canadá, eu não achava que meu nível de inglês era suficiente para trabalhar como designer de moda aqui, mas hoje revisitando o passado, vejo que eu não demorei muito não para reconhecer meu valor, e dei alguns passos essenciais para ocupar meu espaço e furar a bolha da moda em outro país.
No início da minha carreira internacional eu decidi "não abraçar o mundo da língua inglesa", mas focar no que eu realmente precisava aprender: Fashion Vocabulary.
Eu procurei por empregos como vendedora em lojas que eu curtia, em lojas de tecidos, em ateliês de reparos;
Me inscrevi em workshops que tivessem algo relacionado à moda design, moda e empreendedorismo, e outros rolês aleatórios (nunca se sabe em qual evento você vai conhecer alguém interessante)
Assisti vídeos do YouTube em inglês sobre moda - amo os da With Wendy
Só faltava uma coisa: um grupo de conversação em inglês sobre MODA, que fosse um espaço seguro para eu praticar o meu inglês técnico, conhecer outras pessoas com o mesmo interesse, e me sentir mais confiante para começar a falar (isso é a chave), e foi por isso que eu criei o Fashion Vocab Talks, um grupo de conversação em inglês sobre Moda.
Toda semana eu envio um material de estudo para os mochilers, e discutimos o tema da semana durante a aula. Até hoje já conversamos sobre: Moda Latina e a atual exposição do Museu da FIT, A Semana de Moda de Copenhague e seus requisitos de sustentabilidade, e o meu favorito, a história da Pérola e sua influência atual na moda masculina (esse artigo do Highsnobiety fala sobre essa tendência que observei vários homens Gen Z adotando aqui em Toronto).
Eu sempre ouvi dos meus professores "Sou eu que aprendo com vocês!"? And boy, como eles estavam certos! Obrigada a todas as alunas que participaram da primeira turma e estão fazendo as minhas segundas-feiras mais completas!
Se você quer fazer parte da próxima turma do Fashion Vocab Talks, se inscreva na lista de espera para ser avisado do lançamento e ter prioridade na compra.
O QUE DEU TEMPO DE FAZER em AGOSTO (além do podcast e do Fashion Vocab Talks)
Consegui reunir algumas mochilers que moram aqui em Toronto e fomos tomar um brunch seguido por uma visita à venda anual de tecidos do Textiles Museum of Canada.
Organizei um dia de voluntariado na Dress for Success de Toronto para o meu time. Nós separamos doações de roupas que a instituição recebeu. Além de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade com roupas para entrevistas de emprego, a DFS também tem vários programas de mentoria de carreira e preparação para o mercado de trabalho. Eu te convido a acessar o site deles para conhecer mais, e também à ouvir os episódios com a Clavia Castilhos e com a Samaira Kempner, ambas já trabalharam na DFS.
O QUE NÃO DEU TEMPO DE FAZER (mas tá ocupando espaço no meu 🧠)
A ideia de lançar vídeos para o YouTube ainda está dentro da gaveta! Continuo gravando bastante conteúdo na esperança de ter tempo o suficiente para editá-los. Esse mês priorizei o Fashion Vocab Talks, que já foi uma baita vitória, então vou "me dar um tapinha nas costas" e dizer que "está tudo bem, um passo de cada vez."
Beijinhos e até a próxima,
Mari
“The journey is the reward!”