O olhar tem que viajar [para Nova York]
Como eu fui paga para estudar e trabalhar na capital da moda 🚕🍎🗽
Breakfast at Tiffany’s, Sex and the City, The Devil Wears Prada, Gossip Girl. A icônica editora de moda, Diana Vreeland, falava: “The Eye Has to Travel” (o olhar tem que viajar), e filmes, séries e livros são formas de viajar para Nova York, não é mesmo?
Eu me pergunto se existe algum profissional de moda millennial ou Gen-Z que nunca foi influenciado por essas literaturas. Apesar de ter uma relação de amor e ódio com a situação da Andrea Sachs a vida inteira, fui influenciada com toda a certeza. Quando eu me mudei para Toronto, eu sentia que o sonho de morar em Nova York ficou mais perto, literalmente, porque eu podia pegar meu carro, dirigir por oito horas e chegaria na Big Apple.
Em 2023, realizei o sonho de fashionista millennial de morar em Nova York. Tudo bem, foi por um mês, haha, mas já deu para sentir o gostinho de como seria morar na cidade mais cosmopolita do mundo e uma das capitais da moda. E o melhor de tudo, eu fui PAGA para estudar e trabalhar durante esse mês.
Consegui fazer com que a empresa onde eu trabalhava me deixasse trabalhar remotamente por 1 mês nos Estados Unidos e, além disso, patrocinasse meu curso de impressão 3D para designers na FIT (um das melhoras escolas de moda do mundo!).
Além das aulas, uma das minhas atividades favoritas era visitar o museu da FIT. Eu ficava pensando: que privilégio estudar em uma instituição que tem um museu de moda dentro da universidade! Mal eu sabia que, em pouco mais de um ano, eu estaria estudando em uma das melhores universidades de moda do mundo, que tem um museu de moda ainda maior que o da FIT. Caso você venha visitar aqui na Suécia, terei o prazer de te dar um tour pelo Textilmuseet (museu têxtil em sueco 🇸🇪).
Se você também já sonhou com uma experiência assim, mas trabalha CLT e tem medo que a empresa onde você trabalha não te deixe tirar dias extras de folga, eu diria: seja forte e corajosa — expresse essa vontade para a sua gerente, mesmo assim. É importante que as pessoas ao seu redor saibam das suas metas, porque quando surgir uma oportunidade, elas vão pensar em você. E, se a oportunidade não surgir de terceiros, e for patrocinada por você, suas ações vão ser coerentes com suas palavras.
Por exemplo, a empresa onde eu trabalhava me pagou para estudar impressão 3D em Nova York, porque era um assunto que eu já vinha pesquisando individualmente e fazendo apresentações para a equipe. Não veio do nada.
Uma das coisas que eu me arrependo foi de não ter trabalhado no backstage de desfiles quando eu era estudante de bacharelado. Se você é estudante de moda ou quer dar um boost na carreira e acha que um estágio como esse faz sentido para a sua trajetória, acho que você vai curtir o podcast dessa semana.
No episódio 128, eu conversei com a Marcia Crivorot, co-fundadora do New York Fashion Tour, um projeto que nasceu em 2015 e desde então leva brasileiras para estudarem sobre moda e tendências e estagiarem no backstage do New York Fashion Week.
A Márcia destacou a importância de saber se comunicar em inglês 🇺🇸 para estagiar no New York Fashion Week. A Big Apple é, sim, uma cidade multicultural, mas uma das coisas que une essas pessoas é a língua inglesa. Ela comentou que muitas alunas já estudaram inglês no Brasil, mas não têm confiança ao falar e não sabem vocabulários técnicos de moda em inglês.
Se você se sente assim, te convido a se inscrever na lista de espera do FASHION VOCAB TALKS — nosso curso de conversação em inglês sobre MODA.
Um curso para te dar CONFIANÇA em se comunicar em inglês em eventos de moda, seja o NYFW, uma feira ou entrevista de emprego. O Fashion Vocab Talks é um espaço seguro para você praticar e conhecer profissionais de diversos países (temos alunas que moram na Itália, Alemanha, Portugal, Malta, Austrália e muito mais).
E como essa Newsletter também é uma enciclopédia da moda, preparei uma lista de vocabulários-chave usados no backstage de desfiles:
🇺🇲 Dresser 🇧🇷 Assistente de Camarim
No contexto de desfiles de moda, "dresser" é a pessoa que ajuda os modelos a se vestirem. Ela auxilia nas trocas rápidas, ajusta os looks e mantém as roupas em bom estado, como passando a vapor ou corrigindo pequenos defeitos.
Partes da roupa
Zipper (zíper)
Button (botão)
Hook and eye (colchete)
Belt buckle (fivela do cinto)
Belt loop (passante do cinto)
Hem (bainha)
Collar (gola)
Cuffs (punhos)
Sleeve (manga)
Pockets (bolsos)
Adjetivos Importantes
Loose (solto, largo)
Fitted (ajustado)
Baggy (folgado, largo)
Stretchy (elástico, que estica)
Tight (justo, apertado)
Snug (justo, apertado, mas confortável)
Flowy (solto, fluído)
Shiny (brilhante)
Thick (grosso)
Thin (fino)
Itens de Backstage
Hanger (cabide)
Garment bag (capa de roupa)
Clothes rack (arara de roupas)
Apron (avental)
Iron (ferro de passar)
Steamer (vaporizador)
Mannequin (manequim)
Scissors (tesoura)
Thread (linha)
Needle (agulha)
Vestir e Ajustar as Roupas
Zip up (fechar o zíper)
Button up (fechar o botão)
Unbutton (desabotoar)
Fasten/close the sandal buckle (fechar a fivela da sandália)
Put on the shoes (vestir os sapatos)
Hold the bag with your left or right hand (segure a bolsa com a sua mão esquerda ou direita)
Tie the shoelaces (amarrar os cadarços)
Tuck in the shirt (enfiar a camisa para dentro)
Untuck the shirt (tirar a camisa de dentro)
Roll up the sleeves (arregaçar as mangas)
Put on the jacket (vestir o casaco)
Take off the jacket (tirar o casaco)
Names of the fingers: É importante lembrar esses nomes para auxiliar a modelo se o look incluir anéis. Exemplo: “Put the ring on your index finger.”
Thumb (polegar)
Index finger (indicador)
Middle finger (médio)
Ring finger (anular)
Little finger/pinky (mindinho)
Inscreva-se na lista de espera do FASHION VOCAB TALKS.