Plebeia vs Rainha do Networking
Minha estratégia infalível para se destacar em FEIRAS de MODA internacionais 👑✨
Imagine que você está no aeroporto a caminho de Paris para conhecer a famosa feira Première Vision. SEU DIA DE SORTE 🍀 : você ganhou um upgrade para a primeira classe 🥹. Você senta na poltrona e já começa a pensar no que vai comer, beber e assistir, curtindo o maior conforto que já teve nas terras de São Pedro. Alguns minutos depois, chega uma pessoa para se sentar ao seu lado. Adivinha quem é? A própria, aquela que veste Prada — Anna Wintour.
Essa situação já aconteceu com muita gente, mas poucas souberam tirar proveito dela. Como o Lazaro, por exemplo. Esse cara era um estudante de moda que estava pegando um voo para Miami. DO NADA, ele percebeu que estava no mesmo avião que a Anninha. Ele estava na classe econômica com a mãe dele e, durante o voo, decidiu escrever uma mensagem no guardanapo para Anna. Na mensagem, ele falava sobre sua paixão pela moda e mencionava seu designer favorito, Michael Kors. Ele levou o guardanapo até o assento dela na primeira classe. Anna estava dormindo, então ele nem teve contato direto com ela, mas deixou o guardanapo próximo ao assento.
DUAS SEMANAS depois, Lazaro recebeu uma ligação do Michael Kors, oferecendo um estágio por indicação da Anna Wintour. Hoje, ele tem sua própria marca, a Proenza Schouler, e já ganhou o prêmio de Melhor Designer de Moda Feminina dos Estados Unidos em 2013.
Depois de ouvir essa história, você responderia a enquete acima de forma diferente?
Oportunidades como essa são 1 em 1 milhão, e se você coloca a culpa no sistema e não toma um papel ativo em expandir sua rede de contatos, nunca será uma Rainha do Networking.
Sei que você já deve estar cansada de ouvir:
“Networking é muito importante” e blá blá blá!
E, como várias mochilers me contaram, só de pensar em networking já bate aquele pânico.
A ansiedade toma conta junto com pensamentos do tipo:
"Não quero parecer interesseira."
"Por onde eu começo?"
"Com quem eu falo?"
"Eu não sou uma pessoa extrovertida."
"E se eu falar algo errado?"
"Será que vão me achar invasiva?"
"E se eu for ignorada?"
Vou te contar um segredo: assim como Kate Middleton, eu também já fui PLEBÉIA. Também sentia medo ao participar de feiras e eventos de moda, especialmente internacionais, pois não tinha confiança no meu inglês.
Como eu queria que o Fashion Vocab Talks existisse naquela época! Teria me ajudado muito a desenvolver confiança no inglês e a dominar o vocabulário de moda.
Se você quer participar dos próximos cursos de inglês de moda do Moda na Mochila, inscreva-se na lista de espera: 👉 Inscreva-se aqui!
Hoje sou líder de uma comunidade internacional de profissionais de moda brasileiros, e meu networking é composto por centenas de pessoas. Mas nem sempre foi assim.
Semana passada, depois de uma feira de carreiras na universidade, uma colega comentou:
“Mariana is so good at networking!”
Mal sabia ela que essa habilidade foi construída com anos de prática, ajustes e muitos erros. Networking é um jogo de tentativa e erro (e eu já errei muito) durante esses 8 anos morando fora do Brasil.
Se você não sabe por onde começar e sente ansiedade, aqui está minha estratégia infalível:
NÃO TENHA UMA ESTRATÉGIA mirabolante.
Sua ÚNICA ESTRATÉGIA deve ser simples, como:
“Vou colocar o casaco e ir para o evento de moda.”
Não pense em mais nada: como se apresentar, quais empresas estarão lá ou metas de quantas pessoas você precisa conversar.
Meta única: participe do evento.
Chegando lá, ande pelo espaço, observe as pessoas, sinta o ambiente e comece a se sentir confortável. Não importa se você não falar com ninguém — você já cumpriu sua meta inicial. Essa primeira vitória é um passo essencial para reduzir a ansiedade.
No próximo evento ou encontro, você começará a se sentir mais confiante para ir além.
Pronta para aprender com os erros?
Se você já passou do estágio inicial e está pronta para falhar muito e aprender muito no processo, ouça o podcast desta semana do Moda na Mochila.
Compartilhei os maiores erros ao participar de uma feira de moda internacional para que você evite cair nas mesmas armadilhas.
👑 Transforme-se de plebéia em Rainha do Networking!
Mari, pasando so para dizer que estou morando fora há quase 2 meses e sempre que posso me inscrevo em eventos incentivada por suas histórias de networking. Eu sou muito tímida, então os primeiros eventos que fui eu entrava e saia sem falar com ninguém mas os últimos já me desafiei um pouco e consegui me apresentar e sair com alguns contatos, vamos ver como serão os próximos! Obrigada pelo incentivo e por compartilhar seus métodos e histórias com a gente! :)